sábado, 1 de dezembro de 2007

EEAD - Atividade 6: Dificuldades e Estratégias


Conheça as suas Dificuldades e encontre Estratégias para lidar com elas.

Caro aluno,


A partir do levantamento das condições nas quais vocês estudam, outros fatores que dizem respeito às condições internas de estudo também tenderão a ficar mais em evidência para você. Assim que você começar a se lembrar de aspectos de seu estudo que são mais subjetivos, tente registrar em seu diário de bordo, pois esse levantamento te será útil na hora de você pensar estratégias e de construir o seu plano de estudos.


Passo 1 - Leia em nosso glossário, a lista de dificuldades mais freqüentes, tente fazer um levantamento daquelas condições internas que podem ajudar ou prejudicar o seu estudo.
Leia, identifique, se identifique, reconheça, se reconheça nas diferentes dificuldades que estão relatadas no texto "dificuldades mais freqüentes".


Passo 2 - Desenvolva em seu Diário de Bordo o seu inventário de dificuldades, um relato que reflete como você se sente ao estudar, com quais dificuldades você luta todas os dias ao tentar dar andamento aos seus estudos.


Em seu Diário de Bordo responda às seguintes perguntas:


a) Que aspectos facilitam ou facilitariam mais a sua aprendizagem? Faça uma lista.


Facilitam:

Quando os assuntos são em pauta no curso são interessantes
Tutores receptivos e participativos
Conseguir um emprego estável
Organização nos estudos
Ambiente tranqüilo, destinado apenas aos estudos
Ter um PC em casa
Ter boa desenvoltura em informática
Ter alguns livros didáticos em casa
Ter minha companheira fazendo o mesmo curso

Facilitariam:


Assuntos menos repetitivos
Ter condições de freqüentar o pólo
Situação financeira estabilizada
Carga menor de fóruns e atividades
Conexão com a Internet ilimitada e mais rápida
Poder aumentar a memória do PC para ganhar agilidade
Poder imprimir alguns materiais
Poder freqüentar bibliotecas
Se minha companheira tivesse uma carga horária menor no trabalho


b) Quais fatores entre os acima descritos você considera imprescindíveis para o seu processo de aprendizagem? Descreva ou desenhe seu ambiente e a sua rotina habitual de estudos.


No momento, conseguir um emprego, pois isso traria estabilidade e, conseqüentemente, mais tranqüilidade para me dedicar aos estudos e aos demais aspectos da minha vida.


c) No texto "inventário de dificuldades" listamos aquelas que são mais freqüentes e comuns para quem estuda. Em alguma delas você chegou a pensar que ele estava falando de você?


Sim. Principalmente, essas: falta de dinheiro, ansiedade, nervosismo e achar a matéria chata.


d) Descreva aqui com quais dificuldades do "inventário de dificuldades" você se identificou, em que situações e qual a freqüência com que elas aconteceram ou acontecem.


Bem, como mencionei, meu desemprego prolongado tem sido a fonte de todos os meus problemas. Por causa dele estou sem dinheiro para gerir com tranqüilidade o meu orçamento doméstico, isso me causa nervosismo e ansiedade. Também por conta dessa instabilidade financeira, não tenho uma conexão melhor com a Internet, não posso aumentar a memória do PC, não posso comprar cartuchos para a nossa impressora, etc. Adicionalmente, estou sem condições de freqüentar o pólo, coisa que eu gostaria muito de fazer. Especificamente com relação ao curso, algumas matérias são repetitivas ou não me interessam, o que acaba me desestimulando um pouco.


Escolha três dificuldades que você identificou em você que causam dano ao estudo. Depois selecione no texto "Estratégias de Estudo" aquelas dicas e técnicas que você incorpora à sua forma de estudar para reduzir as dificuldades que você relatou. Registre em seu diário de bordo e tb no nosso fórum as estratégias que você selecionou para si respondendo às seguintes perguntas:


a) você chegou a aplicar as estratégias em seu cotidiano de estudos? como foi o resultado? Obteve melhorias imediatas ou só vai obter ao longo do tempo?


Não, porque nenhuma delas trata especificamente dos problemas que tenho enfrentado. Não me falta motivação, nem auto-confiança, não estou fatigada, enfim, a única coisa que preciso é de estabilidade financeira.


b) você adaptou as estratégias para as suas próprias necessidades e estilos pessoais antes de usá-las?


Resposta acima.


c) você ponderou sobre as vantagens e desvantagens de cada método de estudo escolhido? Eles podem ser modificados, ser variados, combinados, de acordo com as condições pessoais. As estratégias vão funcionar melhor de acordo com as preferências e facilidades de cada um.


A metodologia corrente é adequada para mim.