quarta-feira, 4 de junho de 2008

Surfando na onda do software livre

A disciplina Tecnologias Contemporâneas na Escola-1 fez um tremendo gol quando, na Unidade III, incluiu o software gráfico livre GIMP entre os downloads necessários para uma das tarefas propostas.

Eu não conhecia esse software e, devo admitir, fiquei muito impressionada com ele: tem uma interface amigável, vários recursos e é infinitamente mais fácil de manipular do que o Photoshop, por exemplo. Aliás, esse último sempre me frustrou, pois nunca consegui fazer absolutamente nada nele e no GIMP, ao contrário, com algumas providenciais vídeo-aulas para iniciantes, pude fazer diversos trabalhos até bem interessantes, pelo menos para uma novata como eu.

Esse começo de namoro simplesmente não tem preço para uma estudante de Artes Visuais, como eu, que não tem o menor talento para desenhar utilizando os métodos tradicionais e, principalmente, os suportes tradicionais (tela, papel, etc.). Pois então, que seja muito bem-vindo o GIMP na minha vida! :D

Como gostei da brincadeira, tenho pesquisado bastante e tenho algumas dicas para dar para quem quiser surfar na onda livre do GIMP. Sim, digo isso porque, além de tudo, trata-se de um software livre. Para quem não sabe muito bem que “trem” é esse, vamos dar aqui uma rápida pincelada sobre o assunto...

O que é software livre?

Um software livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição e cujo código fonte está disponível para que qualquer usuário com conhecimentos de programação possa intervir no programa, desde que, ao aprimorá-lo, o programador mantenha o programa disponível a todos, com as mesmas liberdades de uso e manipulação garantidas.

Esse conceito foi criado em 1983, quando Richard Stallman iniciou o projeto GNU e, posteriormente fundou a FSF - Free Software Foundation (Fundação do Programa Computacional Livre – tradução minha), em outubro de 1985.

Existem dois movimentos, ou vertentes, que defendem o software livre, porém, com intenções bastante distintas: o Movimento do Software Livre, é um movimento social, defende que o aprisionamento do conhecimento científico não é ético, pois este deve estar sempre disponível, permitindo, dessa maneira, a evolução da humanidade. Já o Movimento pelo Código Aberto, é mais voltado ao mercado e prega que o software livre traz diversas vantagens técnicas e econômicas, este movimento surgiu para levar as empresas a adotarem o modelo de desenvolvimento de software livre.

Aqui vão alguns links para sites que discutem vários aspectos sobre esse tema:

Portal Software Livre: http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Software_Livre

Associação SoftwareLivre.org: http://associacao.softwarelivre.org/

SW Livre, vantagens e desvantagens (artigo especial da revista Info, com diversas informações): http://www.abril.com.br/software_livre/


O editor de imagens GIMP


O GIMP é um software livre, um editor de imagens bitmap (programa para criação e edição de imagens de bitmap) que também suporta formatos de imagem vetorial. Este foi provavelmente o primeiro grande projeto de código aberto para usuários finais, pois, antes dele, outros projetos como o GCC (conjunto de compiladores de linguagem de programação), o Kernel Linux (sistema operacional), entre outros, eram majoritariamente ferramentas desenvolvidas de programadores para programadores.

O desenvolvimento do GIMP provou que projetos livres e de código aberto poderiam criar programas para serem usados por leigos, abrindo as portas para o desenvolvimento de outros projetos importantes, como o Mozilla (suite de aplicativos para a internet) e o OpenOffice (suite de aplicativos para escritório), além de vários outros que se seguiram a estes.

Outra facilidade é que, além de podermos baixar esse excelente programa gráfico – o GIMP - gratuitamente, com pouquíssimo esforço ainda temos acesso a toda uma rede de suporte se coloca disponível na internet aos usuários de qualquer nível: iniciante, intermediário ou avançado. São tutoriais, cursos em vídeo, fóruns para a discussão do programa, bem como para tirar dúvidas, enfim, informação online é o que não falta!

Eu, particularmente, filiei-me aos sites http://www.gimp.com.br/ e http://www.ogimp.com.br/ , fiz algumas perguntas e fui imediatamente atendida, sanando as dúvidas que coloquei nos fóruns sem qualquer dificuldade ou gasto!

Assim, para quem, como eu, está gostando da experiência de utilização do GIMP ou se interessou e resolveu baixar o programa, recomendo a filiação nesses fóruns, pois eles trazem informações muito úteis, além de serem mais pontos de encontro para travar novos conhecimentos no ciberespaço.

Vai aqui uma lista de downloads espertos de ótimos programas computacionais livres e gratuitos, para baixá-los é só seguir os links abaixo:

GIMP – versão do software com interface em português

MOZILLA/FIREFOX - versão da suíte com interface em português

OPEN OFFICE - versão da suíte com interface em português

KURUMIN LINUX – versão do sistema operacional com interface em português


Um abraço,
Suzy







Nenhum comentário: