terça-feira, 1 de julho de 2008

Balanço geral: final de bimestre

Pois é, mais um bimestre que termina: outra etapa vencida nessa nossa longa caminhada rumo à Licenciatura em Artes Visuais!

Nesse bimestre cursamos as disciplinas Ateliê de Artes Visuais-1 (dedicado ao desenho), Tecnologias Contemporâneas na Escola-1 e História do Teatro-1. Minhas rápidas ponderações finais sobre estas disciplinas:

Ateliê (AAV1): foi uma grata surpresa, apresentou propostas interessantes, mesmo para aqueles que, como eu, não são especialmente talentosos para o desenho - para não dizer "aqueles que não desenham lhufas" (rs) - especialmente a partir da semana 5, quando passamos a utilizar o editor gráfico livre GIMP, sobre o qual já postei um artigo aqui. Os textos trabalhados também foram interessantes, alguns mais do que outros, mas, no geral, bons textos. Só lamentei o fato dessa disciplina ter sido ministrada integralmente online. Era de se esperar que houvesse pelo menos uma aula presencial semanal, mas não foi o que aconteceu. Uma pena, pois isso poderia ter enriquecido o nosso aprendizado e aproveitado melhor o espaço do pólo presencial, que é uma Universidade fantasma, um local muito bem estrtururado e completamente desperdiçado... mas, isso é assunto para um outro dia.

TCE1: foi também uma disciplina muito boa de se cursar, trouxe assuntos atuais à baila, incentivou algumas reflexões muito estimulantes, apesar de ter nos indicado, especialmente nas primeiras semanas, uma grande quantidade de textos longos, mas, na verdade, esse volume foi compensando pelo fato de cada unidade da disciplina ser composta por 2 semanas de trabalho, o que nos dava tempo suficiente para processar o conteúdo e dar conta das demandas das unidades.

Agora, HT1, sinceramente, ninguém mereceu! Simplesmente foi um martírio cursar essa disciplina, em todos os sentidos: o material indicado foi chatíssimo, basicamente composto por textos antigos, longuíssimos, de linguagem arcaica e rebuscada, difíceis de ler e que não prendiam absolutamente a atenção. A cada semana, uma avalanche de demandas era despejada sobre as nossas cabeças: fóruns com 3 ou 4 tópicos longuíssimos, elaboração de até 2 planos de aula por tarefa, leitura obrigatória de inúmeros textos teóricos e peças teatrais intermináveis, relatórios, fichamento, enfim: "you name it, they had it!". Resumindo: detestei! E me pergunto até agora como uma disciplina que no nosso Projeto Político Pedagógico aparece como "optativa", de repente se tornou obrigatória e o que é pior: a mais "cacete" do bimestre... vai saber!

Bom, mas se nem tudo são flores, algumas experiências do bimestre foram bem prazerosas. Como atividade final de TCE-1 tivemos de elaborar um site para divulgar os trabalhos que fizemos para o Ateliê de Artes Visuais: interferências em obras de grandes artistas clássicos, modernos e contemporâneos, com as ferramentas do editor GIMP.

O resultado, no meu caso, foi a criação da:

CiberNETica - Galeria de Arte Virtual



Esse site, como eu mencionei, é o resultado de um projeto proposto pela disciplina Tecnologias Contemporâneas na Escola-1, focado na importância da internet como veículo de comunicação, produção e divulgação de informação artística. Foi muito prazeroso fazê-lo e pretendo mantê-lo, inserindo outras informações e imagens de trabalhos que serão elaborados nos demais ateliês previsto para o curso de Artes Visuais.

Sem dúvida, a internet mudou a nossa relação com a comunicação, pois é um meio muito democrático. Com um site, você pode divulgar qualquer conteúdo e isso, é claro, funciona para o bem ou para o mal e, como tudo na vida, depende das intenções de quem se comunica e do que se está comunicando.

No caso das artes, as possibilidades são enormes: você pode publicar um livro sem precisar de um editor, um filme sem ter um canal de TV ou uma sala de exibição para para o veicular, uma música e até mesmo um CD inteiro sem precisar de uma gravadora ou de uma estação de rádio para tocar as suas músicas e, é claro, poderá expor um quadro ou qualquer tipo de trabalho de artes visuais sem precisar de uma galeria para abrigar as suas obras. Basta isso: elaborar um site, hospedá-lo gratuitamente e divulgá-lo, o que também pode ser feito sem qualquer custo.

E viva a liberdade de expressão!

Conto com a sua visita na CiberNETica e recomendo também a Fazendo Arte, galeria virtual da minha "patroa", a Nega, que, como eu, é aluna de Artes Visuais pela UnB. Casamento é isso aí, galera: na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na divulgação e no link! (rs)

Um abraço,


Suzy

Nenhum comentário: