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No núcleo brasileiro, os principais temas são a esquizofrenia de Tarso, o filho de um importante empresário e de uma socialite: os pais se recusam a providenciar um tratamento médico adequado para o filho por temerem que, admitindo sua doença, o rapaz fique estigmatizado como louco para o resto da vida. Noutra vertente, a trama gira em torno das conseqüências sofridas por um casal e um empresário, vítimas de golpes dados por uma psicopata e seu cúmplice: o empresário teve a sua fortuna roubada pela mulher (Ivone) e o casal está sendo chantageado pelo homem (Mike) que quer R$ 500 mil para não divulgar um filme de seu encontro amoroso com a esposa do executivo.
A novela se destina aos jovens e adultos, mas, como é de costume no Brasil, certamente é assistida também pelas crianças na maioria das casas. Os principais temas abordados são:
- O preconceito da sociedade contra os doentes mentais
- O comportamento dos psicopatas e os perigos que eles oferecem aos outros
- A questão do tradicionalismo (sociedade de castas indiana) X a diversidade
- A submissão da mulher persistente em algumas culturas
- O conflito entre as diferentes culturas (brasileira X indiana)
- As relações afetivas, a traição e as conseqüências das mentiras nela implícitas
- A delinqüência de jovens de classe média alta
Os conceitos são passados para o público ora de forma clara (ex: o homem de casta, apesar de totalmente apegado aos costumes, não se priva, entretanto, de ser justo com uma família sem casta quando o seu próprio filho incendeia a casa destes), ou de forma subliminar (ex: o adolescente estilo “pitt-boy” que agride pessoas nas ruas e na escola e tem o seu comportamento justificado pelos pais como “brincadeiras de menino”).
A caracterização é principalmente sentida no núcleo indiano: vestes, jóias, ambientes (decoração dos cenários, etc.) são os mais característicos possíveis. Os atores e atrizes, evidentemente, seguem o padrão de beleza das telenovelas brasileiras, principalmente os principais: homens e mulheres jovens, belos e com corpos esculturais. Até os atores mais velhos seguem esses padrões de estética.
O merchandising existe, os produtos mais expostos são os do Banco Itaú e da Natura, quase que diariamente. Durante os comerciais da novela são veiculadas propagandas diversas, por ser o chamado “horário nobre” são principalmente as de produtos com abrangência nacional (comerciais de grandes bancos, montadoras de carros, grandes lojas de departamentos, etc.). São geralmente produtos destinados aos adultos. A relação ideológica entre a novela e os produtos vendidos na propaganda é a costumeira: produtos que dão uma conotação de serem feitos para uma elite: pessoas bem-sucedidas, belas, desejáveis, como aquelas vistas na novela.
O impacto da novela é grande, haja vista que começou a ser veiculada no dia 19/01/2009 e ainda não dá sinais de término. Isso indica que o índice de audiência é alto, caso contrário sua duração seria abreviada. Seu impacto também pode ser sentido à medida que os bordões vêm sendo imitados, as palavras retiradas do idioma estrangeiro e faladas diariamente pelos atores são repetidas nas conversas dos espectadores (no trabalho, na escola, na vizinhança, etc.), o vestuário e os acessórios em estilo indiano estão bem presentes nas lojas e nas ruas, as músicas da trilha sonora da novela, especialmente as indianas, fazem sucesso nas rádios.
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Se eu pudesse reescrever a novela, provavelmente não mudaria nada, pois ela se presta muito bem aos seus propósitos de entretenimento e segue uma receita já consagrada pela novelista Glória Perez, que mistura tramas mirabolantes a um ingrediente que fascina o telespectador: o vislumbre de uma cultura estrangeira milenar, complexa e bem diferente da nossa.
Este é um trabalho acadêmico apresentado à disciplina TCE-3 (Tecnologias Contemporâneas na Escola-3).
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