segunda-feira, 7 de setembro de 2009

ATIVIDADE 5 – ASSISTINDO PROGRAMAS DE HUMOR



A proposta dessa atividade é uma análise dos episódios de um programa de humor exibido nas duas últimas semanas. O que eu escolhi chama-se Casseta & Planeta, Urgente! e é exibido pela Rede Globo às terças-feiras no horário das 22:00 hs.


O Casseta & Planeta tem uma longa história que começa em 1978 com um grupo de amigos de faculdade (UFRJ) - Beto Silva, Helio de la Peña e Marcelo Madureira - que inauguram a fanzine de humor Casseta Popular. Mais tarde eles se juntam com outro grupo criativo carioca, formado por Reinaldo, Hubert e Cláudio Paiva, ex-redatores do Pasquim, responsáveis pelo tablóide mensal O Planeta Diário. De lá para cá, o grupo lançou dois longa-metragens: Casseta & Planeta: A Taça do Mundo é Nossa (2003) e Seus problemas acabaram! (2006).



Integrantes do grupo:



Reinaldo

Helio de la Peña

Claudio Manoel

Beto Silva

Marcelo Madureira

Hubert

Maria Paula (substitui Kátia Maranhão desde 1994)

Bussunda (falecido em 2006)


Este humorístico faz o gênero comédia rasgada: seu enredo é “politicamente incorreto”, usa e abusa de piadas sobre minorias, como os homossexuais, nacionalidades (portugueses, judeus, argentinos) mulheres (especialmente as loiras), negros, gaúchos, baianos, bêbados, enfim, fazem piadas de tudo e de todos, mas são os políticos e as celebridades os que mais ganham destaque nas sátiras da trupe.


O programa se destina ao público adulto, porém, também é muito assistido por adolescentes e crianças na maioria das casas. Os principais temas abordados são:


  • Paródias sobre programas e telenovelas da Rede Globo, em especial a novela das nove
  • Sátira sobre a vida das celebridades
  • Crítica sobre acontecimentos políticos da semana, escândalos
  • Quadros fixos, como o do Seu Creysson, o Cafofo do Obama, Guerreiro Bombeiro, Fucker and Sucker, MC Ferrow e MC Deumal, Acarajette Lovve, etc.



A caracterização das personagens depende da sátira que o quadro pretende fazer: Acarajetti Lovve (na foto com a cantora Daniela Mercury), por exemplo, é a caricatura de uma cantora de Axé, portanto, seu figurino segue a linha das vestimentas típicas das cantoras de trios elétricos: vestidos curtos, com brilho, botas de cano alto, etc. Outros personagens, como o Ozama Bin Ladin é uma caricatura do terrorista

Osama Bin Laden, por isso, seu figurino é uma vestimenta árabe estilizada, e assim por diante.





O programa é bastante divertido, entretanto, algumas piadas chegam a esbarrar no mau gosto, algumas colocações têm uma boa dose de machismo, o que também chega a incomodar um pouco, porém, no geral, é um humorístico bastante engraçado e que certamente caiu no gosto dos telespectadores brasileiros, ou não seria tão longevo.


A influência do Casseta & Planeta é sentida no cotidiano, quando são repetidos os bordões da trupe, ou certas características mais marcantes, como a fala do personagem Seu Creysson, por exemplo, muito imitada pelos telespectadores, porém, a sua influência é limitada, posto que as pessoas assistem aos programas humorísticos sem qualquer compromisso com a reflexão: fazem-no pelo entretenimento e mais nada.



Seria interessante, porém, observarmos o que está por trás de muitas piadas, a mensagem das paródias, a ironia empregada em certos momentos, pois o que na verdade está se fazendo é uma crítica aos acontecimentos cotidianos: escândalos políticos, indiscrições de celebridades, práticas duvidosas, situações preconceituosas, etc.


Se eu pudesse mudar alguma coisa no programa, certamente reformularia a sua dinâmica, pois acredito que a receita, embora evidentemente bem-sucedida, já esteja um pouco desgastada.



Todas as imagens foram retiradas do site: http://casseta.globo.com/

Nenhum comentário: