terça-feira, 15 de abril de 2008

Não foi isso o que combinamos!!!


Sabe uma coisa que me deixa muito puta da vida? É quando se mudam as regras do jogo no meio do jogo!!! Foi o que aconteceu no curso que estou fazendo na UAB-UnB com relação ao Diário de Bordo.

No bimestre passado, a proposta era de que teríamos que fazer uma espécie de diário mesmo, onde manteríamos registros sobre o nosso percurso durante os 4 anos da Licenciatura em Artes Visuais. Esse espaço poderia estar em qualquer canto: num caderno, num blog, no ambiente de aprendizagem (Moodle), numa homepage, num papel de embrulhar pão, enfim, ao gosto do freguês. Tipo: "Oh, senhora liberdade, abra as asas sobre nós!".

Eu, que odiei o editor para o Diário de Bordo no ambiente de aprendizagem, criei rapidinho este blog para hospedar o meu DB. Enviei o link para os tutores (e, por sugestão deles, também para os colegas de turma) e passei a construí-lo, com a minha cara: os assuntos que me interessam, aqueles que acho pertinentes ao curso, alguns dos meus trabalhos acadêmicos, desabafos, opiniões pessoais, enfim, de tudo um pouco.

Qual não foi a minha surpresa - e profunda decepção - quando, neste 2º bimestre, os tutores nos dizem que os Diários de Bordo só serão avaliados se estiverem hospedados dentro do Moodle! E mais: os assuntos tem de estar relacionados com os temas e tarefas da semana. Uma coisinha assim, bem relógio de ponto, saca? vejamos, o que fiz hoje: "Querido diário, hoje eu tive de ler um texto cacete, rebuscado e cheio de trechos redundantes e fazer um resumo, depois vou colocar a minha opinião no fórum, tra-la-lá..." Cara, o que é isso? Não era absolutamente essa a proposta original, isso é ridículo, não vou ficar descrevendo as tarefas mecanicamente! Por isso, eu resolvi protestar! Péra lá.....

Para o bonde que eu quero descer!

Acho uma tremenda sacanagem, sabia? Além de ser um retrocesso... E, afinal, o que é que está pegando? Por acaso essas coisas não foram pensadas e debatidas antes de darem início ao curso? A galera agora está com preguiçinha de acessar os DBs fora do Moodle? Ah, mas que peninha! :-(

Bom, só para contrariar, além de meter a boca eu reproduzi no Ambiente de Aprendizagem o texto que no 1º bimestre foi veiculado pelos professores com as instruções para elaboração do Diário de Bordo. Afinal de contas, eu não tô louca, né? Se fiz o meu DB em forma de blog é porque eu tinha essa opção, ora bolas! :P

Acham que não? Acham que eu tô colocando chifre na cabeça de cavalo, e sendo muito mázinha com meus tutores? Ãhan... Então, leiam o texto abaixo - incia com o meu protesto - e digam se eu tenho razão, ou não, de estar puta da vida, uai! ;-)

NÃO FOI ASSIM QUE COMBINAMOS!

Bem, no início do 1º bimestre, fomos incentivados à construir um Diário de Bordo, que deveria nos acompanhar durante todo o curso de Licenciatura. A proposta, dividida em etapas, era, resumidamente, a seguinte: manter os nossos registros utilizando várias linguagens (sons, imagens, filems, etc.), na plataforma que escolhêssemos (Moodle, blogger, papel, documento Word, etc.). Inclusive, faço questão de reproduzir na íntegra essa atividade (abaixo), pois ela deixa bem claro a dinâmica do Diário de Bordo e que isso valeria para o curso inteiro.

Escolhi fazer um blog, que está hospedado em http://www.suzynobre.blogspot.com/
porque não gosto da ferramente disponível no Moodle, e agora recebo a informação dos tutores que, caso não coloque aqui as minhas inserções elas não valerão! Ora, tem alguma coisa errada nisso, certo? Mudaram as regras durante o jogo e, normalmente, isso não vale!

Fiquei muito chateada, pois gosto muito do meu blog, é uma plataforma flexível onde posso inserir várias mídias, tem uma estética legal para as postagens, dá para incluir outras informações que acho interessantes, e este espaço no Moodle não oferece essas funcionalidades.
Então, aqui fica o meu protesto contra a mudança da dinâmica do DB e uma certeza: valendo ou não, continuarei a manter meu blog, porque ele é muito mais prazeroso de se fazer.

Reprodução do texto retirado do Ambiente de Aprendizagem UAB-UnB no 1º bimestre

Atividade 1 - Construa o seu Diário de Bordo

Essa é a nossa proposta para você iniciar o seu diário de bordo!

Passo 1 - Você pode e deve construir o seu Diário de Bordo em diferentes linguagens: escrita, desenho, musical, poética, pintura, colagem, quadrinhos, dança e movimento, jogos, filmagem. Você pode utilizar diferentes suportes para desenvolver os seus registros porque o Diário de Bordo é uma experiência e não um lugar. Ele é uma experiência de auto-reflexão sobre a sua trajetória a partir de agora, e sobre as relações que você constrói com o seu curso, com a sua aprendizagem, com a sua vida.

Para começar a organizar essa proposta de uma forma mais concreta, sugerimos que você organize um caderno de apontamentos. Compre algumas resmas de folhas do tamanho que desejar, de diferentes cores, e peça para encadernar. Em cada seção colorida, organize um aspecto da sua experiência com o estudo a distância, e dos seus trabalhos acadêmicos, suas atividades de pesquisa, de leitura, planejamento do tempo, do espaço, dos recursos a serem usados nos seus projetos.

Passo 2 - Construa seus relatos a partir das perguntas desencadeadoras de reflexão.
Seu diário de bordo deve ser encarado como uma atividade contínua ao longo da disciplina e ao longo do curso.

Nele você pode organizar muitas experiências e reflexões a respeito de diferentes dimensões e aspectos da sua experiência como aluno do curso. Você pode desenvolvê-lo em diferentes linguagens e em diferentes mídias e suportes (Blog eletrônico, diário escrito, diário gravado ou em vídeo).

Passo 3 - Você pode desenvolver o seu Diário de Bordo na linguagem e na mídia de sua escolha. Seria interessante que, após desenvolvê-lo em uma mídia (exemplo: desenho, escrita, colagem), você também tente desenvolvê-lo em uma linguagem virtual, a linguagem do Blog, por exemplo.
Por isso, aqui no passo 3, nós o(a) encorajamos a aprender a colocar o seu Diário de Bordo em formato de Blog.

Comece colocando alguns elementos do seu Diário de Bordo, aqui na sua sala de aula virtual no Moodle ou em um outro site de sua preferência. Para fazê-lo, siga as instruções clicando no link:
Tutorial da atividade de construção de um BLOG

Passo 4 - Participe no Fórum comentando sua experiência com a construção do seu diário de bordo e com a construção do seu Blog.

Disponibilize no tópico: "Comente aqui seu diário de bordo" do fórum desta sessão os seus comentários e percepções a respeito do processo de construção de seu diários de bordo.

a) Comente sua experiência ao construir o seu Diário de Bordo, suas dúvidas, questionamentos, descobertas. Socialize suas reflexões e percepções sobre os temas que você mais trabalhou no seu Diário de Bordo. Comente sobre as perguntas e como elas ajudaram a desencadear suas reflexões e elaborações.

b) Elabore novas perguntas que possam alimentar o nosso banco de perguntas provocadoras de reflexão sobre o fazer artístico, e sobre a sua experiência/identificação com a produção de arte... Você pode e deve levantar questionamentos, fazer sugestões para enriquecermos os métodos de construção do Diário de Bordo.

Passo 5 - Entre no Blog dos colegas e participe também. Não deixe de comentar as idéias trazidas pelos colegas no fórum. Participe também dos comentários dos colegas!

Passo 6 - Traga para este fórum novas perguntas, que podemos agregar a este rol de perguntas! Coloquem-nas no tópico "Novas Perguntas para o Diário de Bordo".

Você pode e deve levantar questionamentos, fazer sugestões para enriquecermos os métodos de construção do Diário de Bordo.

Abraços!
A equipe

Nenhum comentário: