sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Artes Visuais: meus artistas preferidos

Nossa! Há muitos artistas que admiro, em todos os campos das Artes. Mas, aqui relaciono alguns pintores cujas obras eu admiro. Muitas vezes, minha admiração vai além da obra, para o próprio artista: suas idéias, posturas, personalidades. Não me preocupo muito com a definição do por quê gosto desse ou daquele artista, não sou crítica de arte, por isso, posso me dar a esse luxo (rs).



Salvador Dalí


Salvador Dalí (Figueras, 1904 — 1989) foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/dali

Minha impressão sobre o artista e sua obra: Dalí é um caso de amor antigo na minha vida. Na adolescência, vi, em um livro, a reprodução de um quadro do artista e me apaixonei imediatamente pela linguagem onírica que ele apresentava. Quis aprofundar meu conhecimento, pesquisei muito sobre sua vida e obra e cheguei, inclusive, a fazer uma tela retratando seu rosto, onde inclui o poema “The Great Masturbator” (homônimo de um de seus mais famosos quadros), para apresentar na aula de Educação Artística, o que causou certo desconforto à minha professora, uma pessoa extremamente conservadora (rs). Polêmico, irreverente, genial... Salvador Dali é, ainda hoje, o artista a quem mais admiro.

The Great Masturbator - imagem disponível em: http://dali.urvas.lt/forviewing/pic24.jpg


Tarsila do Amaral


Tarsila do Amaral (Capivari, 1886 - São Paulo, 1973). A artista plástica paulista é a pintora mais representativa da primeira fase do movimento modernista brasileiro. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o Movimento Antropofágico nas artes plásticas. Fonte de pesquisa: www.tarsiladoamaral.com.br

Minha impressão sobre a artista e sua obra: a obra de Tarsila retrata, com muita delicadeza, as paisagens e a gente do nosso país. As cores e formas de suas obras são de uma beleza incrível. Sutis, despretensiosas e, ao mesmo tempo, sofisticadas, seus quadros transmitem grande sensibilidade e beleza.



O mamoeiro - imagem disponível em: www.vitruvius.com.br/.../arq000/esp249.asp


Juan Miró


Juan Miró i Ferrà (Barcelona, 1893 — Palma de Maiorca, 1983) foi um importante escultor e pintor surrealista catalão. (Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org)

Minha impressão sobre o artista e sua obra: gosto das cores fortes, das formas minimalistas da pintura de Miró. Seus quadros me reportam aos desenhos infantis: despretensiosos e, ao mesmo tempo, tão reveladores.

Femme Assise - imagem disponível em: www.pintoresfamosos.com.br/miro


Pablo Picasso

Pablo Ruiz Picasso (Málaga, 1881 – Mougins, 1973) foi um dos mais influentes artistas do século XX. Criador de mais de 22.000 obras de arte em diversos meios, incluindo cerâmicas, esculturas, litografias, mosaicos e outras formas de arte, trabalhou com temas e estilos diferentes. (Fonte de pesquisa: www.pintoresfamosos.com.br)

Minha impressão sobre o artista e sua obra: o que me atrai em Pablo Picasso, curiosamente, não é o aspecto plástico de sua obra propriamente, mas a sua atitude como artista e como ser humano. Picasso utilizou a arte para expressar sua visão pessoal sobre o mundo de uma maneira singular. Lembro-me de ter lido que, numa mostra em que estava exposto o quadro “Guernica” - que retrata os horrores da Guerra Civil Espanhola - um oficial nazista, cheio de admiração, o abordou e perguntou: “Essa obra é sua?” – Ao que ele, mordaz, respondeu: “Não. É sua.” Simplesmente genial.

Guernica - imagem disponível em: http://www.blogger.com/www.spanisharts.com/.../picasso_guernica.jpg




Romero Britto

Romero Brito nasceu no Recife em 1963, é pintor e escultor. (Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Romero_brito).

Minha impressão sobre o artista e sua obra: na minha opinião, a arte de Romero Brito é uma celebração da simplicidade; suas pinturas são lúdicas e refletem características típicas do povo brasileiro: alegria, bom-humor e descontração. A utilização que faz de cores e texturas é interessantíssima.


Peixe listrado - imagem disponível em: http://www.poster.net/britto-romero/britto-romero-striped-fish-2806654.jpg

Bem, esses são apenas alguns artistas com os quais me identifico... acho que deu para perceber que o meu gosto é eclético. Mas, a arte também não é? ;-)












Um comentário:

Carla disse...

Alguém sabe onde posso conseguir o ano dessa obra de Romero Brito??