sábado, 24 de novembro de 2007

Diagnóstico Contextual dos Estudos



Fomos convidados pela tutora de Estratégias de Ensino e Aprendizagem s Distância a relatar nossos hábitos de estudo, descrever o local onde estudamos, além de outras particularidades ligadas ao tema. Coloco aqui as respostas para algumas dessas reflexões:

I. Diagnóstico dos fatores externos ao estudo

1. Você tem um padrão na forma como você costuma estudar? Descreva em seu Diário de Bordo os elementos que freqüentemente são mais determinantes na sua disposição para o estudo. Tente reconhecer que fatores que o estimulam ou desestimulam mais no processo de estudo.
Sim, sigo um padrão na hora de estudar. Preciso de isolamento, de silêncio, de estar bem alimentada, de local apropriado (mesa, cadeira) com boa luminosidade e de abstrair problemas ou outros fatores que me desconcentrem. Quando estou desconcentrada, aliás, prefiro dar um tempo, pois a minha absorção, nessas condições, é nula. Todos os fatores expostos no modelo proposto influenciam o meu processo de aprendizagem. Entretanto, com maior ou menor impacto, por isso, eu os enumero abaixo, em ordem de importância:

1º) Emocionalidade (a oportunidade de fazer as coisas ao meu próprio modo);

2º) Ambiente imediato (local adequado, silêncio, boa luminosidade);

3º) Características fisiológicas (níveis de energia de acordo com a hora do dia, necessidade de comer);

4º) Preferências sociológicas (querendo variedade ao contrario de padrões e rotinas);

5º) Inclinações de processamento cognitivo.

II. Diagnóstico da organização do Espaço de Estudos

a) Que espaços da sua casa você costuma usar como seu ambiente de estudo? Eles são fixos ou são itinerantes?

Prefiro o escritório que montamos em casa, é uma sala retangular com um bom espaço, contígua ao meu quarto. Ainda não está muito organizado, pois precisamos de algumas prateleiras para melhor acomodar os livros. São aproximadamente uns 150 volumes: parte deles está em uma pequena prateleira improvisada, a maior parte está sob a mesa do PC, que tem alguns nichos e alguns – os menos utilizados – ainda estão em caixas. Aliás, não faltam caixas nesse espaço, pois, após a mudança, não tivemos onde colocar algumas coisas que trouxemos de São Paulo. Também precisamos de um armário vertical com pelo menos 2 portas e algumas prateleiras internas para organizar outros itens tais como: papelaria, documentos, etc.
Sobre a mesa estão: um aparelho de telefone, o monitor, a CPU, mouse, teclado e 2 porta- canetas. A cadeira é giratória e tenho uma pequena mesa de apoio ao lado, onde ponho os livros que estou utilizando no trabalho, caderno para anotações, dicionário, etc., pois não sobre espaço sobre a mesa do PC para colocar mais objetos ou escrever.

b) Eles são adaptados para as suas necessidades (silêncio, isolamento, luminosidade, mobília adequada, organização) ou é você que se adapta ao espaço que tem múltiplas funções (sofá da sala, mesa da cozinha, chão frio da varanda)?
Sim. O local é bem arejado, tem boa luminosidade natural (2 janelas), à noite utilizo uma luminária vertical. É silencioso e isolado do restante da casa, fica na parte superior do sobrado, onde existe apenas o nosso quarto, um banheiro, o escritório e uma varanda grande. Raramente, uso a mesa da cozinha, mais quando preciso escrever muito.
c) Que espaço da casa você pensa em escolher para ser o seu ambiente de estudo permanente? Você vai precisar fazer algumas modificações para organizar esse ambiente de acordo com as suas necessidades pessoais?

Pretendo continuar utilizando o escritório e fazer algumas melhorias apontadas na resposta do item A.

d) Desenhe em seu Diário de Bordo o mapa do seu local de estudos. Faça dois desenhos, o primeiro mostra como ele está atualmente. O segundo mostra como você precisa que ele seja, escreva ao lado como essas mudanças podem ajudá-lo a estudar melhor, exemplo: desligar o telefone ou o celular enquanto estuda, tirar a TV do quarto, colocar uma luminária de mesa etc.



Este é o layout atual do escritório que é o meu espaço fixo de estudos. Não fiz um segundo desenho do layout desejado porque, na verdade, o espaço já é adequado para a sua finalidade. Eu apenas gostaria de retirar as caixas e, em seu lugar, colocar algumas prateleiras e um armário vertical de 2 portas, para acondicionar o que está dentro dessas caixas. O resto fica como está.

Nenhum comentário: