domingo, 18 de novembro de 2007

Banco de sites de Arte e Educação

Uma das tarefas propostas em FC foi a criação de um Banco de Sites categorizado, cujos conteúdos tragam informações sobre Artes e/ou Educação, ou seja, que possam ser instrumentais na nossa aprendizagem no decorrer do curso. Ah, as possibilidades da internet... são infinitas, mas, a conexão discada aqui de casa não é muito motivadora... (rs)

A lista sugerida é uma compilação de sites indicados por alunos do IdA - Instituto de Artes - da UnB. É apenas o ponto de partida, pois a proposta é aumentá-la, à medida que vamos descobrindo sites interessantes. O banco já está bem grande, por isso, vai levar um bom tempo para pesquisar todos, ou a maioria deles, pelo menos. Já iniciei a pesquisa e gostaria de destacar estes três e, nas próximas postagens, vou destacando mais alguns:

1. Aguarrás
Categoria: crítica de arte



Descrição: publicação eletrônica de conhecimento em arte, colaborativa, livre e gratuita. Seu conteúdo é escrito exclusivamente por colaboradores e não são aceitas matérias pagas. O formato e o tamanho dos artigos é livre, fica a critério dos autores por ocasião do tema retratado.
O site entrou no ar em 2006 e une opinião editorial em arte com matérias e artigos relevantes. A linha editorial é voltada para a opinião, inovação e para a liberdade de expressão.

Comentários: o Aguarrás é um site interessantíssimo, atual e bastante completo. Sua interface é amigável, os links funcionam bem e a apresentação é clean, não possui muitas imagens pesadas, portanto, não demora a carregar no navegador.
Apesar de se destinar à crítica de arte, sua linguagem é simples e objetiva, de fácil entendimento para leigos. Acreditamos que possa ser uma fonte bastante útil para nos manter bem informados sobre o cenário da produção artística recente.

2. Tarsila do Amaral
Categoria: artistas plásticos nacionais

http://www.tarsiladoamaral.com.br/



Descrição: site oficial dessa importante artista plástica brasileira. Seu quadro Abaporú, de 1928, inaugurou o Movimento Antropofágico nas artes plásticas.

Comentários: o site de Tarsila tem uma interface amigável e, esteticamente, segue o conceito da artista, com belas ilustrações, porém, demora um pouco a ser carregado na primeira visita. Ainda está um tanto incompleto, com links em fase de construção, como o “Tarsila para Crianças”. Vale muito a pena visitá-lo, especialmente para aqueles que ainda não tiveram muito contato om sua riquíssima obra.

3. Amoa Konoya

Descrição: além de ser um espaço de comercialização de peças de arte indígenas, Amoa Konoya – que significa Jabuti nos idiomas Suruí e Ashaninka – é o resultado da relação de amizade e compromisso de seus idealizadores, Walter Gomes da Silva e Silvana Costa, com os vários grupos indígenas do Brasil, em mais de 15 anos de trabalho.

Comentários: o site tem uma proposta que vai além da mera comercialização de artefatos, trazendo informações interessantes sobre os povos nativos brasileiros, em especial os das etnias Suruí e Ashaninka, demonstrando preocupação na valorização da cultura indígena, ainda muito marginalizada em nossa sociedade.
A estética é clean, com poucas imagens e, com isso, se obtém agilidade no carregamento das informações do site, mesmo na primeira visita. Vale a pena conhecê-lo, especialmente se o internauta tiver interesse em seguir os links sugeridos, para um aprofundamento sobre a cultura indígena.
Boa navegação!

Nenhum comentário: